quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Comentário sobre a entrevista com Ladislau Dowbor

Comentário sobre o vídeo da entrevista com Ladislau Dowbor sobre Tecnologia na Educação.

As novas tecnologias que facilitam tanto vários seguimentos, auxiliam também a educação. Os beneficiados pela tecnologia na educação são tanto alunos quanto professores. Esses últimos, há algum tempo utilizam a internet para pesquisa de conteúdo curricular, atividades e modelos de trabalhos manuais. Há também uma grande quantidade de professores que aproveitam a internet para socializar seu trabalho e suas ideias com os demais professores, percebemos isso com o grande crescimento dos blogs educacionais.
            Os alunos são filhos da tecnologia e geração internet, eles nasceram dentro dessa modernidade e dela fazem parte, manuseiam tanto uma maquina digital quanto um note book ou um blackberry. (o que é mesmo um blackberry?) Muitas vezes os professores são surpreendidos pelos alunos que trazem novidades tecnológicas para a sala de aula. Então me pergunto se nós professores estamos preparados para utilizar essa tecnologia na mediação do conhecimento de fato porque há uma grande diferença entre imprimir um corpo humano de um site qualquer da internet para que nossos alunos conheçam as partes do corpo e abrir um site onde tenha o corpo humano em funcionamento em que o aluno possa interferir com a sua ação em qualquer órgão e simular uma conseqüência.
            Creio que precisamos de auxilio para utilizar as novas tecnologias de maneira mais ampla e eficiente. Mas antes de aprender usar esses princípios tecnológicos temos que ter acesso a eles, o que também é uma dificuldade grande dentro das escolas. Mas enfim, uma coisa é certa a onda tecnológica veio pra ficar sendo assim só nos resta tentar acompanhar da melhor forma possível. E que o google nos ajude.

Imagem retirada do blog: sustentavel20.wordpress.com