Professora: Andréa Luciane Albano Nunes
"Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma."
Augusto Boa
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Projeto: Intervalo Cultural
Prefeitura Municipal de Campo Verde – MT
Prefeito Municipal Dimorvan Alencar Brescancin
Secretário Municipal de Educação e Cultura Josias da Conceição
Centro Educacional Paulo Freire
End: Av: Ayrton Senna, nº 1201 – Bairro: Jardim Campo Verde
Diretora: Tânia Regina João
Coordenadoras: Regina Maciana de Oliveira e Rosilene Lopes Schabbach
Professora Organizadora: Andréa Luciane Albano Nunes
JUSTIFICATIVA
O teatro é uma das expressões mais antigas que a humanidade conhece. Sob a forma lúdica do “faz de conta” é a primeira entrada da criança no mundo da representação. A vida é encenada a todo momento, tenhamos ou não consciência disso, como atores ou leitores. O teatro tem outra riqueza: é uma linguagem que necessita do trabalho coletivo para se pôr de pé. Não existe teatro sem atores, figurinos, cenário, sem público. O teatro não é uma atividade solitária. Ao mesmo tempo, o teatro é sempre artesanal e renovável. Precisa ser feito e refeito todos os dias, a cada espetáculo. No palco ou na escola cada representação é única. Para o Centro Educacional Paulo Freire que desenvolve um programa de leitura é fundamental o trabalho com a linguagem do Teatro.
O Teatro na Educação, ou Teatro Educativo, ou ainda Teatro Pedagógico, consiste em trazer para a sala de aula as técnicas do teatro e aplicá-las na comunicação do conhecimento, como um instrumento pedagógico. Esteja o aluno como espectador ou como figurante, o Teatro é um poderoso meio para gravar na sua memória um determinado tema, ou para levá-lo, através de um impacto emocional, a refletir sobre determinada questão moral,
Imitando com o corpo formas e sentimentos, os pequenos se divertem e desenvolvem suas capacidades de expressão. As crianças, fazendo teatro, entram na pele dos personagens e delas saem compreendendo melhor a si e aos outros. Esse jogo com o imaginário ajuda a fazer amigos e a elaborar novas visões de mundo. E como conseqüência, ainda aprendem melhor português, matemática, artes, ciências, ética, enfim são inúmeras as possibilidades de desenvolvimento cognitivo e motor com a linguagem teatral.
OBJETIVO GERAL
Despertar o potencial criativo do aluno, trabalhar sua sensibilidade e desenvolver o espírito crítico, através do teatro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø Trabalhar os vários tipos de apresentações teatrais.
Ø Identificar o teatro como meio de expressão, comunicação, socialização e interação. Trabalhando com os instrumentos e recursos desta linguagem, explorando os exercícios cênicos.
Ø Despertar o potencial criativo do aluno, trabalhar sua sensibilidade e desenvolver o espírito crítico.
Ø Trabalhar esta oficina de teatro contemplando todas as funções necessárias para a produção de um espetáculo, como: Escritores, diretores, produtores, atores, iluminadores, cenógrafos, maquiadores, figurinistas, etc.
Ø Levar até a comunidade escolar as produções desta oficina.
Ø Participar do FESTCAV - Festival de Teatro de Campo Verde.
Ø Através de atividades dramáticas oportunizar aos alunos que desenvolvam suas capacidades de expressão: espontaneidade, imaginação, relacionamento social, observação e percepção.
METODOLOGIA
- Aulas dinâmicas com exercícios cênicos voltados para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança.
- Desenhar, recortar, colar.
- Montar cenas de histórias e produzir textos.
- Ensaios teatrais com uma peça para cada turma.
- Produzir cenário e figurino junto com os alunos.
- Montar pequenas apresentações durante todo o ano para serem apresentadas na escola durante o Intervalo Cultural.
- Exercícios de expressão corporal e relaxamento.
- Jogos dramáticos.
- Improvisações.
- Montagem de esquetes.
- Prestigiar vários tipos de teatro durante as aulas.
AVALIAÇÃO
A avaliação deve ser considerada pelo professor uma forma de incentivo à atuação da criança. Nesta fase, os alunos revelam muito as características do seu eu, atitudes, comportamentos e habilidades. É a oportunidade que o professor tem de analisar seus alunos, conhecendo-os melhor para auxiliá-los no processo educativo. O professor deve avaliar no aluno as mudanças comportamentais dele, sua integração com o grupo levando em consideração, o desempenho da criança no desenvolvimento da apresentação da atividade.
Para saber mais informações sobre o projeto de teatro e ver muitas fotos acesse: www.saladeliteraturaifantil.blogspot.com
REFERÊNCIAS
LADEIRA, Idalina; CALDAS, Sarah. Fantoches & Cia. Rio de Janeiro, Ed. Scipione, 1993
Linguagens na Educação Infantil IV - Linguagens artísticas. Introdução à História do Teatro. Cap.4
MALHEIROS, Yara. Como formar crianças alegres e sabidas na base da fantasia. Nova Escola.
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